MEDIA CENTER

Polícia Marítima combate pesca ilegal na Lagoa de Óbidos

24 MAI 2016 11:05

O Comando-local da Polícia Marítima de Peniche desenvolveu, no passado dia 20 de maio, durante a tarde, uma ação de fiscalização no espelho de água da Lagoa de Óbidos, com o objetivo de combater a prática de pesca ilegal, assim como utilização de artes ilegais.

​A operação resultou na identificação e autuação de dois indivíduos que se dedicavam à pesca de choco, a bordo de embarcação de recreio, utilizando para o efeito, canas de pesca com toneiras acopladas, prática proibida por lei. Foram apreendidas quatro canas de pesca e 6,5 kg de pescado que, por se encontrar vivo, foi devolvido às águas da Lagoa. O proprietário e timoneiro da embarcação de recreio, foi ainda identificado e autuado, por possuir os meios de extinção de incêndio obrigatórios, com inspeção/validade caducada.

No decorrer da ação, foram ainda detetadas, recolhidas e aprendidas artes caladas, identificadas como covos, cuja utilização é proibida na lagoa, uma teia com 30 nassas de malhagem ilegal e artefactos de fabrico artesanal, que se destinavam a serem utilizados como viveiros, contendo no seu interior 10 kg de enguias que, por se encontrarem vivas, foram também devolvidas ao seu habitat.​