MEDIA CENTER

Polícia Marítima de Vila do Porto fiscaliza atividade de pesca profissional e lúdica

20 MAI 2016 16:05

O Comando-local da Polícia Marítima de Vila do porto realizou ontem, dia 19 de maio uma operação de fiscalização no mar, dirigida à atividade da pesca profissional e lúdica.

No decurso da ação de fiscalização, desenvolvida por dois agentes da Polícia Marítima, acompanhados por um militarizado do quadro do Troço do Mar, foram fiscalizadas 11 embarcações, nomeadamente, 6 de pesca Profissional e 5 de recreio na prática de pesca lúdica. Foi verificada toda a documentação de bordo e meios de segurança, bem como as artes de pesca e pescado capturado. 

Durante a ação, foi ainda detetado um individuo a praticar apanha lúdica de lapas, tendo sido apreendidos cerca de 1,3 Kg desse bivalve, os quais foram devolvidos ao mar, por reunirem condições de sobrevivência. Da infração, foi elaborado o respetivo auto de notícia, por apanha de lapas fora do período permitido (quinta-feira), pois tal atividade, apenas é permitida aos fins-de-semana e feriados, no período compreendido de maio a setembro, de acordo com a legislação em vigor.

A fiscalização marítima decorreu entre as 06h00 e as 09h20, tendo sido percorridas 38 milhas náuticas.​