MEDIA CENTER

Polícia Marítima apoia na recolha de tartaruga

15 ABR 2016 15:04

O Comando-local da Polícia Marítima da Horta, na manhã de ontem, dia 14 de abril, apoiou na recolha e transporte de uma tartaruga que se encontrava em dificuldades de submergir, no canal do Pico-Faial, a cerca de 1 Milha W do porto da Horta.

​O alerta foi dado por tripulantes de uma embarcação de tráfego local, que teria sido avistado uma tartaruga com dificuldades em manter-se submersa. De imediato, foi contactado o Dr. Marco Aurélio, Biólogo Marinho da Direcção Regional dos Assuntos do Mar, especialista nesta espécie de répteis marinhos, que se prontificou a acompanhar uma patrulha da Polícia Marítima no mar, e identificar o problema do animal.

Após alguns minutos de busca detetou-se o animal, que se tratava de uma tartaruga da espécie “Caretta caretta”, vulgarmente conhecida por tartaruga Boba ou Careta, a qual, segundo o biólogo, se encontrava infestada de parasitas externos que a impediam de submergir e alimentar-se convenientemente.

O espécime foi recolhido e transportado para o Aquário do Porto Pim, onde será sujeito a desparasitação e se espera que recupere, para posterior devolução ao seu habitat natural. Nesta ação, colaborou ainda o Departamento de Oceanografia e Pesca (DOP) da Universidade dos Açores.