MEDIA CENTER

Polícia Marítima fiscaliza apanha de percebes em Vila Nova de Gaia

7 ABR 2016 12:04

Durante a manhã de ontem, dia 6 de Abril, o Comando-local da Polícia Marítima (PM) do Douro, no âmbito das suas competências e no desenvolvimento da atividade de fiscalização dirigida à apanha ilegal de percebes, apreendeu um saco com 22 kg de perceves e uma arrilhada, na Praia de Lavadores – Canidelo, em Vila Nova de Gaia.

​Para além da apreensão dos percebes, da qual o apanhador se pôs em fuga, a operação envolveu ainda a identificação de um apanhador profissional em situação legal. Os referidos percebes foram colocados à venda na lota de Matosinhos.

Nos termos do respetivo regulamento da apanha com fins comerciais, a mesma apenas pode ser exercida por pessoas singulares, mediante licença de apanhador de espécies animais, e efetivar-se em zonas públicas não licenciadas para outros fins, nem interditas a esta atividade. Em termos legais e, com vista à gestão dos recursos, facilmente acessíveis nas zonas litorais, cada apanhador está limitado à captura máxima diária de 20 Kg de perceves.​