MEDIA CENTER

Viatura de Vigilância Costeira da Polícia Marítima encontra-se a operar na Grécia

29 MAR 2016 18:03

Já se encontra a operar em Molivos, na Ilha grega de Lesbos, desde ontem, dia 28 de março, a Viatura de Vigilância Costeira (VVC) da Polícia Marítima (PM), integrada na missão POSEIDON RAPID INTERVENTION, da agência FRONTEX.

Esta viatura veio reforçar a capacidade operacional da PM ao garantir a vigilância costeira da área de operações em simultâneo e em coordenação com as embarcações TEJO e ARADE.

Este reforço tem como objetivo o auxílio no controlo de fronteiras da União Europeia e o apoio ao resgate de emigrantes e refugiados, em missões de busca e salvamento.

A viatura da PM está equipada com radar, sistema AIS, recetor GPS, sistemas de comunicações VHF e UHF, câmara térmica, binóculos, visor noturno, câmara fotográfica, gravador de imagem e computador portátil.

Este equipamento permite detetar, seguir e identificar embarcações e permite igualmente detetar pessoas em condições de visibilidade reduzida.

Para operar esta viatura, estão em Molivos 3 Agentes da Polícia Marítima e 1 Faroleiro Técnico Chefe para a manutenção da componente elétrica e eletrónica da VVC.

O empenhamento da PM no apoio à Guarda-costeira Grega, com o objetivo de cooperar no controlo e vigilância das fronteiras marítimas gregas e no combate ao crime transfronteiriço, integrada na missão da agência FRONTEX, iniciou-se no dia 1 de outubro de 2015 e vai prolongar-se até ao dia 30 de setembro de 2016.

NO MAR, MAIS ALÉM, POR BEM.

Ver vídeo