MEDIA CENTER

Polícia Marítima combate apanha ilegal de ouriços-do-mar em Viana do Castelo

22 MAR 2016 17:03

O Comando-local da Polícia Marítima de Viana do Castelo desencadeou várias ações de fiscalização na orla costeira, no período de 21 e 22 de março, com o objetivo de combate à apanha ilegal de ouriços-do-mar. Destas ações, resultou a identificação de 1 indivíduo em infração e na apreensão de cerca 300 Kg de “ouriços-do-mar”, a norte da praia de Paçô.

​Pelo facto de os ouriços-do-mar terem sido apanhados no âmbito da pesca lúdica e não poderem, por essa razão, ser comercializados, foram devolvidos ao mar.

Em termos legais, qualquer cidadão pode apanhar até 2 kg desta espécie, no entanto, para valores acima, é necessária a obtenção de licença. Estas licenças preveem apenas a apanha até 50kg por dia, conforme definido na Portaria n.º 1228/2010, de 6 de dezembro.

Os ouriços-do-mar são uma iguaria muito procurada no mercado espanhol. De acordo com o que foi possível apurar, são vendidos pelos apanhadores a 4€ o quilo aos comerciantes espanhóis, pelo que se torna um alvo muito pretendido. A quantidade de ouriços-do-mar apreendida traduz-se num valor de 1200€, na primeira venda no mercado.