MEDIA CENTER

ANÉMONA 2015 assegura prontidão dos meios da Autoridade Marítima

11 MAI 2015 15:05

Garantir que todos os meios de combate à poluição do meio marinho por hidrocarbonetos estão operacionais e uma boa articulação entre todas as entidades com competências na resposta a incidentes desta natureza em cenários reais de crise, é o grande objetivo do exercício ANÉMONA 2015, a realizar nos próximos dias 13 e 14 de maio em Leixões.

​​​O exercício visa cumprir com o estabelecido no Plano Mar Limpo (PML), assumindo-se o 2º grau de prontidão do plano, a decorrer na zona costeira e águas territoriais portuguesas, em quatro cenário distintos:

  • Cenário Monoboia, onde se inicia a resposta ao incidente (derrame de nível 4, <1000 m3 de petróleo bruto);

  •  Cenário Off-shore ao largo de Leixões numa "box" com cerca de 3 milhas x 3 milhas;

  • Cenário dentro do Porto de Leixões;

  • Cenário na praia de Matosinhos.

No dia 14 de maio, simula-se a contenção e a recolha de 750m3 de petróleo bruto, tipo Sarir, derramado na sequência de uma falha estrutural no sistema de descarga do navio que fazia a trasfega através da Monoboia, a limpeza de praia e do porto.

O dia 13 de maio é dedicado à realização de um Colóquio subordinado ao tema "O Combate à Poluição do meio Marinho e a Preservação do Ambiente", no Auditório principal da Administração do Porto de Leixões. Ver programa 

Com este exercício que envolve mais de 400 pessoas, pretende-se, não só testar os padrões de prontidão da Autoridade Marítima, como dos restantes organismos do Sistema da Autoridade Marítima (SAM) e outras entidades responsáveis nas suas áreas funcionais e de jurisdição.​

Consulte aqui​ o programa do exercício Anémona.


Nota ao editor: Convidam-se todos os órgãos de comunicação social a acompanharem as atividades que irão decorrer dia 14 de maio. 

Para fins de acreditação para entrada no Porto de Leixões, solicita-se confirmação de presença e envio de dados pessoais (Nome completo; Nº do B.I. ou Cartão de Cidadão e data de nascimento) até ao dia 12 de maio às 18h00, para o seguinte contacto:

Tenente Ivo Serôdio – 919 663 200 | girp@amn.pt

Programa:

08h30 – Acreditação de jornalistas na Tenda da Cruz Vermelha, situada na área de Comando e Controlo na Praia de Matosinhos.

09h30 – Embarque no NRP D. Carlos I para visualização dos cenários de mar;

11h30 – Fim do embarque e visita aos cenários do Porto e de praia.

13h00 – Fim da visita.​