MEDIA CENTER

Comitiva da agência FRONTEX visita equipa da Polícia Marítima em missão na Grécia

15 MAR 2016 16:03

Uma comitiva da agência FRONTEX visitou ontem, dia 14 de março, a equipa da Polícia Marítima (PM) que integra a operação "POSEIDON RAPID INTERVENTION", na Ilha grega de Lesbos.

​Dessa comitiva faziam parte a Dra. Ana Cristina Jorge do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e a desempenhar funções na Agência FRONTEX como "Head of joint Operations Unit - Operations Division", Tuukka Hoijer, "Operations Manager da POSEIDON RAPID INTERVENTION 2016", e o "Operational Officer" Javier Ramos González.

As três individualidades foram recebidas pela equipa da PM, no porto de Molivos, a bordo as embarcações portuguesas ARADE e TEJO, os meios utilizados para o controlo de fronteiras da União Europeia e para o resgate de emigrantes em missões de busca e salvamento.

A visita foi bastante motivadora para a equipa da PM que ouviu palavras de agradecimento pelo seu profissionalismo, trabalho e ação.

O empenhamento da PM começou no dia 1 de outubro de 2015 e prolonga-se até ao dia 30 de setembro de 2016. Até ao momento já foram resgatados 2794 refugiados e emigrantes e detidos 5 facilitadores.