MEDIA CENTER

Encalhe do veleiro TOBITOO a sul da ilha da Armona

8 MAI 2015 09:05

O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), em articulação com a Capitania do Porto de Olhão, coordenou durante a noite de hoje uma ação de salvamento de dois tripulantes, com 61 e 68 anos e de nacionalidade holandesa, que se encontravam a bordo do veleiro TOBITOO, que encalhou em frente à Ilha da Armona.

​O pedido de socorro foi recebido via VHF pelas 22h30 no MRCC Lisboa, de imediato o Capitão do porto de Olhão enviou para o local a lancha da Polícia Marítima "Tornado" e a embarcação salva-vidas do Instituto de Socorros a Náufragos SR-37, que prontamente se deslocaram ao local.

Ao chegar perto do veleiro e após contacto direto com os tripulantes, constatou-se que estes não se encontravam em perigo, que o veleiro se encontrava com um problema no motor e que tinham largado ferro por precaução. Como a maré se encontrava vazia, era impossível retirar o veleiro do local, pelo que se manteve uma vigia atenta até perto das 05h00, hora em que a maré se encontrava na preia-mar e foi possível desencalhar o veleiro e levá-lo para águas mais profundas, tendo sido rebocado posteriormente para o porto de Olhão.​