MEDIA CENTER

Operação “LUA AZUL” combate captura ilegal de meixão

17 FEV 2016 16:02

Vários Comandos-locais da Polícia Marítima realizaram, no período compreendido entre as 00h00 do dia 25 de Janeiro e as 23h59 do dia 11 de Fevereiro, uma operação nacional conjunta de prevenção e repressão da pesca ilegal do meixão, em coordenação com a Direção-geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a Guarda Nacional Republicana (GNR).

​A operação “Lua Azul” foi desencadeada de norte a sul de Portugal continental, nos rios onde normalmente ocorre a captura ilegal do meixão. Estiveram envolvidos 245 agentes, 65 viaturas e 20 embarcações.

Como resultado, foram recolhidas e apreendidas cerca de 51 artes utilizadas na captura do meixão e identificadas 2 embarcações e 4 indivíduos. Foi ainda apreendido cerca de 4 quilos de meixão, com um valor de mercado que pode ascender aos 4000€ que, por se encontrar vivo, foi devolvido ao habitat natural.

Importa referir que a captura do meixão é ilegal em todo o território nacional, com exceção do rio Minho. Este tipo de atividade é altamente depredadora, sendo que artes utilizadas, de muito reduzida malhagem, destroem muitas espécies em fase crescimento, contribuindo para o desequilíbrio da biodiversidade dos habitats. ​