MEDIA CENTER

Exercício ISPS no Porto de Setúbal

23 DEZ 2015 18:12

No âmbito do processo de certificação da infraestrutura portuária do porto de Setúbal, realizou-se no dia 21 de dezembro, um exercício ISPS (International Ships and Ports Security) envolvendo várias autoridades e organismos com competências na segurança e proteção daquela área.

O exercício pretendia testar as capacidades de coordenação desenvolvidas no Centro Coordenador de Operações de Proteção do Porto (CCOPP), de resposta aos vários incidentes criados.

Estiveram envolvidas cerca de 120 pessoas pertencentes a diversas entidades, nomeadamente, da Autoridade Portuária de Setúbal e Sesimbra (APSS), da Direção-geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), da Polícia Judiciária (PJ), do Serviço de Informações de Segurança (SIS), da Guarda Nacional Republicana (GNR), da Polícia de Segurança Pública (PSP), da Autoridade Tributária (AT), do Gabinete Coordenador de Segurança (GCS) e dos Terminais TMS1 e TMS2.

A Autoridade Marítima Nacional participou neste exercício através da Capitania do Porto de Setúbal, do Comando Local da Polícia Marítima de Setúbal, do Grupo de Ações Táticas da Polícia Marítima (GAT) e do Grupo de Mergulho Forense da Polícia Marítima (GMF).

Foi assim constituída uma excelente oportunidade de treino para todos os intervenientes, sendo a participação da Polícia Marítima uma das mais expressivas, com 30 agentes, 5 viaturas e 4 embarcações empenhados no terreno.