MEDIA CENTER

Autoridade Marítima Nacional auxilia veleiro em risco de afundamento ao largo da Praia da Costinha na Figueira da Foz

20 MAI 2018 20:05

O Capitão do Porto da Figueira da Foz, em articulação com o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC – Lisboa), coordenou, durante a madrugada de hoje, dia 20 de maio, uma operação de salvamento ao veleiro “OBADA”, de bandeira belga, com dois tripulantes holandeses a bordo, que declarou emergência, motivada por perigo de afundamento, quando se encontrava a cerca de 5 km a norte da Praia de Quiaios, a norte do Cabo Mondego, no concelho da Figueira da Foz.

​​O alerta foi dado pelo MRCC - Lisboa às 00h08, tendo sido, de imediato, empenhada a embarcação semirrígida (SR-42), do Instituto de Socorros a Náufragos, e acionada a Embarcação de Alta Velocidade (EAV) "PORTIMÃO", da Polícia Marítima, para a última posição conhecida do veleiro.

Às 02h35, o veleiro encontrava-se sem propulsão, a cerca de 100 metros da praia, envolto num banco de nevoeiro. Após várias tentativas, a embarcação salva-vidas da Figueira da Foz conseguiu passar um cabo para o veleiro, que se encontrava já encalhado, e afastar a embarcação da zona de rebentação.

A operação de salvamento terminou após a conclusão do reboque ao veleiro acidentado pela embarcação salva-vidas, com o apoio próximo da embarcação da Polícia Marítima, tendo atracado na Marina do Porto da Figueira da Foz, cerca das 05h00, sem necessidade de apoio médico para os tripulantes.