MEDIA CENTER

Capitania do Porto do Funchal assiste embarcação na Ponta de São Jorge

23 OUT 2015 15:10

A Capitania do porto do Funchal prestou, esta manhã, assistência à embarcação “Pico Facho” (FN-1753-L), que se encontrava a meter água a cerca de meia milha a norte da Ponta de São Jorge - ilha da Madeira, com dois tripulantes a bordo.

O Subcentro de Busca e Salvamento Marítimo do Funchal (MRSC Funchal), em articulação com a Capitania do Porto do Funchal, coordenou esta operação, cujo alerta foi recebido cerca das 11h07, reportando que a referida embarcação se encontrava sem propulsão e energia, estando assim a meter água abundantemente e incapacitada de navegar até ao porto mais próximo. Devido ao elevado risco de afundamento, foi empenhada de imediato uma embarcação da Capitania do Porto do Funchal, "AMN-10-SG Barracuda" e uma embarcação do SANAS Madeira, "SANAS 103" com bomba de esgoto de elevado débito a bordo. 

A embarcação foi localizada cerca das 12h10, tendo sido iniciado o processo de esgoto e reboque para a Fajã do Mar, em São Jorge, devido ao elevado risco de afundamento, uma vez que a quilha se encontrava aberta. Foi igualmente solicitado apoio aos Bombeiros Municipais de Santana, para a operação do guincho no porto de abrigo.

A embarcação "Pico Facho" foi rebocada pela semirrígida "AMN-10-SG Barracuda" tendo, às 13h20, dado entrada no porto de abrigo. Os tripulantes estavam ambos bem de saúde, sem necessidade de assistência médica.​