MEDIA CENTER

Assistência a praticante de Kitesurf junto à praia da Barra em Aveiro

17 OUT 2015 17:10

O Capitão do Porto de Aveiro coordenou hoje, dia 17 de outubro, uma ação de salvamento de um praticante de Kitesurf que se encontrava em dificuldades para chegar a terra, junto à Praia da Barra, em Aveiro.

​O alerta foi recebido no Comando-local da Polícia Marítima de Aveiro, pelas 13h55, feito por populares que se encontravam na zona. De imediato foram enviados para o local, o Salva-vidas Nossa Senhora dos Navegantes e uma lancha da Polícia Marítima (PM) com dois Agentes a bordo. Pela proximidade a terra, sensivelmente 200m, e pelas especificidades da embarcação, avançou a lancha da PM que, com sucesso, pelas 14h10, recolheu para bordo o cidadão.

O praticante de Kitesurf, de nacionalidade francesa, não necessitou de qualquer assistência médica. As dificuldades em chegar a terra deveram-se a uma avaria no equipamento, bem como às condições atmosféricas muito adversas de mar e vento que se faziam sentir no local.

Devido às condições meteorológicas adversas que se prevêem para próximos dias, junto à orla costeira, a Capitania do Porto de Aveiro recomenda as seguintes medidas de precaução:

  • Evitar circular junto da orla marítima e zonas ribeirinhas;
  • Evitar a circulação nos molhes do Porto de Aveiro e nos esporões ao longo da costa, face à possibilidade de galgamento do mar, o que poderá colocar em causa a segurança das pessoas;
  • Não desenvolver quaisquer atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos ou passeios à beira-mar;
  • Evitar o estacionamento de veículos na orla marítima.