MEDIA CENTER

Encalhe do veleiro HIMMEL YHAV na foz da ribeira de Machico

15 OUT 2015 22:10

O Subcentro de Busca e Salvamento Marítimo do Funchal (MRSC Funchal), em articulação com a Capitania do Porto do Funchal, coordenou durante a tarde de hoje, as operações para o desencalhe do veleiro HIMMEL YHAV, de bandeira norueguesa e com 11,86 metros de comprimento, na foz da ribeira de Machico, sem tripulação a bordo.

​Durante a manhã, o responsável pela embarcação tinha sido previamente notificado da necessidade de suspender do fundeadouro e atracar no Porto de Recreio de Machico, devido ao agravamento das condições meteorológicas.

Face ao incumprimento das orientações dadas o veleiro foi arrastado pela forte ondulação e acabou por encalhar junto à foz da ribeira de Machico, pelas 13h00.

De imediato foi empenhada uma embarcação salva-vidas da Capitania do Porto do Funchal, com capacidade para efetuar reboque e uma embarcação do Sanas-Madeira para a operação no mar, e em terra uma equipa de peritagem técnica.

Em virtude de se tratar de um ação de salvação marítima, foi necessário contactar o proprietário para a respetiva autorização de reboque. A necessidade desta autorização, que acabaria por ser recebida duas horas depois, levou a que, devido ao agravamento das condições meteorológicas no local e à sua localização, não fosse possível a operação de desencalhe.

Tendo em conta os fatores de risco, a solução adotada foi efetuar a sua remoção para terra através de uma grua, com o apoio dos serviços municipais de Machico, cuja operação foi concluída pelas 20h10.

O Comando-local da Polícia Marítima do Funchal tomou conta da ocorrência.