MEDIA CENTER

Polícia Marítima resgata 411 migrantes, presta socorro a duas pessoas e faz duas detenções de facilitadores na primeira semana de missão na Grécia

09 out 2015 14:35

A Polícia Marítima (PM) que integra, desde dia 1 de outubro e até dia 31 de dezembro de 2015, a Operação Conjunta POSEIDON SEA 2015, no mar Egeu, com o objetivo de cooperar no controlo e vigilância das fronteiras marítimas gregas e no combate ao crime transfronteiriço, resgatou 411 migrantes, prestou socorro a duas pessoas e fez duas detenções de facilitadores na primeira semana de missão.

​​A equipa é constituída por:

· um agente da PM como oficial de ligação no International Coordination Center (ICC) no Pireu;

· um subchefe e cinco agentes da PM como guarnição da embarcação;

· um sargento-chefe Maquinista Naval para apoio técnico e manutenção do 1º escalão da embarcação.

A área de operações situa-se na vizinhança de Molivos, vila situada no norte da ilha de Lesbos, num sector de 20X20 milhas náuticas, onde a PM faz patrulhas diárias de seis horas.

Nas patrulhas, é utilizada a embarcação semirrígida cabinada "Tejo", com 10,8 metros de comprimento, 3,8 metros de boca, dois motores diesel interiores, com autonomia de 300 milhas náuticas e uma velocidade máxima de 32 nós.

A embarcação está apetrechada com meios eletrónicos de navegação e diversa instrumentação apropriada ao cumprimento das tarefas de controlo da fronteira, de combate à emigração irregular e, sempre que necessário, de busca e salvamento.

Desde o dia 01 de outubro, os resultados são os seguintes:

· Embarcações avistadas e sem necessidade de apoio – 66

· Embarcações apoiadas/rebocadas – 12

· Pessoas apoiadas – 50

· Missões de busca e salvamento – 11

· Pessoas resgatadas – 411

· Pessoas resgatadas das quais crianças – 108

· Facilitadores detidos – 2

· Apoio de primeiros-socorros – 2

· Horas de navegação – 52

Dos 411 migrantes resgatados pela equipa da PM, 108 eram crianças e bebés, um homem idoso encontrava-se em cadeiras de rodas e duas pessoas necessitaram de receber primeiros-socorros.

A equipa da PM prestou socorro a um homem que se encontrava com problemas respiratórios. Após administração de oxigénio, o estado de saúde do indivíduo foi estabilizado.

Uma mulher com cerca de 30 anos, de nacionalidade afegã, encontrava-se em exaustão tendo sofrido uma paragem cardiorrespiratória. Foram-lhe aplicadas manobras de suporte básico de vida e foi estabilizada através da administração de oxigénio. A paciente recuperou.

A equipa da PM fez duas detenções de facilitadores. O primeiro foi intercetado quando se dirigia, sozinho, para a Turquia. O facilitador estava armado com duas armas brancas e tinha consigo dinheiro de vários países. O segundo estava igualmente sozinho, trazia consigo dinheiro de diversos países e encontrava-se desarmado. Nenhum dos homens ofereceu resistência.​ 


NO MAR, MAIS ALÉM, POR BEM.


Veja o ví​deo​ da primeira semana de missão