MEDIA CENTER

Autoridade Marítima apoia desencalhe da embarcação “Gaivota Divaz” na praia da Fonte da Telha

14 NOV 2016 21:11

A Capitania do Porto e o Comando-local da Polícia Marítima de Lisboa colaboraram ontem, dia 13 de novembro, nas operações de desencalhe da embarcação de Pesca Costeira “Gaivota Divaz”.

​​​​Após ter sido recebida a informação do encalhe da embarcação, Agentes da Polícia Marítima acorreram ao local, cerca das 16h40, confirmado o encalhe e a ausência de risco para os três elementos da tripulação e para embarcação. Devido às boas condições de mar, os tripulantes puderam permanecer a bordo da embarcação, até à subida da maré.

Encontrando-se a maré na vazante, foram efetuados os preparativos para a manobra de desencalhe, sob acompanhamento, por terra, de elementos da Polícia Marítima e da Capitania do Porto de Lisboa e, a partir das 21h00, já com a maré na enchente,  por uma embarcação da Polícia Marítima.

A embarcação desencalhou cerca das 22h50. Após terem sido verificadas as condições de segurança para navegar, iniciou-se o reboque para o porto de Sesimbra, onde a embarcação será sujeita a rigorosas vistorias, que habilitem decisão quanto ao regresso à atividade de pesca em segurança.

Foram empenhados nesta ação, 10 operacionais, 1 embarcação e 1 viatura da Capitania do Porto e do Comando-local da Polícia Marítima de Lisboa.