MEDIA CENTER

Afundamento da embarcação de pesca «SOL NASCENTE» em Peniche

31 OUT 2016 17:10

O Capitão do Porto de Peniche, em articulação com o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC - Lisboa) e com o 112, coordenou hoje, dia 31 de outubro, uma operação de salvamento à embarcação de pesca local “SOL NASCENTE” que, após sofrer um golpe de mar, virou-se e afundou em frente à praia de Paimogo, a cerca de 300 metros da costa, a sul de Peniche. Os dois pescadores, tendo o colete de salvação envergado, conseguiram nadar para terra, onde chegaram a salvo.

​O alerta foi dado pelas 08h30, por uma familiar que se dirigiu ao Comando-local da Polícia Marítima de Peniche, que informou estarem dois pescadores, um deles seu marido, já na praia, em segurança e bem de saúde. O Capitão de Porto de Peniche ativou de imediato a embarcação da Estação Salva-vidas do ISN de Peniche “SR-44#, e solicitou apoio ao 112, que prontamente se dirigiram para o local. À chegada à praia, o piquete da Polícia Marítima  e os Bombeiros Voluntários da Lourinhã assistiram os dois náufragos que, por se encontrarem bem de saúde, recusaram ir para o hospital.

A embarcação de fibra de vidro, com cerca de 5,5 metros de comprimento, virou, possivelmente, em consequência de uma volta de mar, quando em faina junto a costa. Por a embarcação se encontrar virada, com flutuabilidade positiva, e constituir um perigo para a navegação, foi rebocada para o porto de Peniche, em segurança. A sua reflutuação foi efetuada cerca das 12h00, tendo sido colocada a seco com apoio de uma grua, para posterior reparação.