MEDIA CENTER

Avistamento de tubarões azuis em Aveiro

2 SET 2015 16:09

Na passada segunda-feira, dia 31 de agosto, foram avistados cerca de meia-dúzia de exemplares da espécie tubarão azul, na Praia da Barra e na Praia Velha, junto à Ria de Aveiro. Este evento, à partida, terá sido um acontecimento isolado por, até ao momento, não terem sido avistados mais tubarões vivos. O Comando-local da Polícia Marítima de Aveiro está a acompanhar a situação.

​Esta espécie de tubarão, conhecida como “Tintureira”, não apresenta nenhum perigo para os cidadãos, devendo a ida à praia ser feita com normalidade. No entanto, a Capitania do Porto de Aveiro aconselha que, caso sejam avistados estes animais, não se interfira com a sua atividade.

O motivo deste avistamento poderá dever-se ao facto de a temperatura do mar na zona de Aveiro estar mais elevada este ano, o que levou estes tubarões, na tentativa de se alimentarem (de plâncton ou pequenos peixes que fazem parte da sua alimentação normal), a aproximarem-se da costa.

No dia 31 de agosto e hoje, dia 2 de setembro, foram recuperados pelo Centro de Recuperação de Animais Marinhos (CRAM) de Quiaios, dois exemplares mortos. O primeiro, já tendo sido analisado, apresenta um comprimento total de 57cm e uma largura de boca de 4cm.

Na costa portuguesa existe um variado número de espécies de tubarões, incluindo algumas de maior porte, porém, os avistamentos mais frequentes referem-se a tubarões azuis, de nome científico “Prionace Glauca”. Todos os anos são capturados pelos pescadores, durante a pesca da sardinha, carapau ou cavala, vários exemplares.​