MEDIA CENTER

Polícia Marítima na Grécia recolhe 3 toneladas de lixo da costa da Ilha de Lesbos

17 SET 2016 11:09

A equipa da Polícia Marítima (PM), que se encontra na Grécia desde o dia 1 de outubro, integrada na missão da agência FRONTEX – POSEIDON SEA 2016, recolheu ontem, dia 16 de setembro, 3 toneladas de lixo da costa da Ilha de Lesbos.

A equipa não quis deixar de se associar às comemorações o Dia da Polícia Marítima, que se realizaram ontem, tendo optado por realizar uma ação de limpeza da Ilha de Lesbos.

A equipa da PM resolveu, em conjunto com uma ONG, recolher despojos de botes de borracha, coletes salva-vidas, pneus, câmaras-de-ar, entre outros objetos utilizados por emigrantes e refugiados para realizarem a travessia do mar Egeu.

Este lixo encontrava-se em zonas de difícil acesso por terra, sendo essencial a utilização de um meio náutico para a sua recolha.

O lixo foi recolhido pela equipa da PM para o interior de dois botes, anteriormente utilizados por emigrantes, mas que se encontravam em bom estado, tendo estes sido posteriormente rebocados pela embarcação ARADE.

As 3 toneladas de lixo foram depois colocadas numa lixeira municipal da Ilha de Lesbos.

Relembra-se que até ao momento, a PM já resgatou, em segurança e transportou para terra, 3618 refugiados e emigrantes que corriam risco de vida, dos quais 881 bebés e crianças e 783 mulheres, e deteve 5 facilitadores.

A equipa é composta por 11 Agentes da PM, 1 Técnico para o apoio e a manutenção das embarcações e 1 Técnico para a manutenção da componente elétrica e eletrónica da Viatura de Vigilância Costeira.

A PM vai manter o seu apoio à Guarda-costeira Grega, com o objetivo de cooperar no controlo e vigilância das fronteiras marítimas gregas e no combate ao crime transfronteiriço, integrada na missão da agência FRONTEX, até ao dia 30 de setembro de 2016.

NO MAR, MAIS ALÉM, POR BEM.