MEDIA CENTER

Autoridade Marítima Nacional coordena operação de desencalhe de embarcação de pesca na Praia de Matosinhos

9 JUN 2018 16:06

O Capitão do Porto de Leixões coordenou e apoiou, no dia 07 de junho, entre as 10h30 e as 11h00 horas, a operação de desencalhe de uma embarcação de pesca que encalhou na Praia de Matosinhos com três pessoas a bordo, quando se encontrava de regresso ao porto de pesca de Leixões.

A operação contou com agentes e uma lancha do Comando-local da Polícia Marítima de Leixões, uma embarcação Salva-vidas, uma mota-de-água da Estação Salva-vidas de Leixões, a equipa de dois elementos do projeto "Seawatch", do Instituto de Socorros a Náufragos, e cinco nadadores-salvadores do Sistema de Salvamento Balnear da Câmara Municipal de Matosinhos. No local encontravam-se também dois rebocadores.

Foram realizadas duas tentativas para retirar a embarcação do local com o apoio dos rebocadores, não obtendo resultados devido à maré se encontrar na baixa-mar.

Foram então retirados cerca de 200kg de peixe e as respetivas artes de pesca, operação essa que aliviou o peso da embarcação em aproximadamente 800kg.

Cerca de quatro horas antes da preia-mar, pelas 18h00, as operações de desencalhe foram retomadas, tendo a embarcação sido retirada do local pelas 19h55, retornando ao Porto de Pesca em segurança.

Não houve quaisquer consequências para os seus tripulantes e não se registou derrame de combustível.