MEDIA CENTER

Polícia Marítima auxilia 25 migrantes na Grécia

14 ABR 2018 12:04

A equipa da Polícia Marítima (PM), que se encontra na Grécia, integrada na missão POSEIDON, sob égide da agência europeia FRONTEX, intercetou na madrugada de hoje, pelas das 02h35, 25 migrantes que se encontravam a caminhar pela estrada junto ao local da Viatura de Vigilância Costeira (VVC) da PM, em Molivos na Grécia.

O grupo era constituído por 25 migrantes, dos quais oito mulheres e 17 homens, oriundos do Afeganistão, Síria, Mali, Congo e Eritreia.

Logo que os migrantes foram intercetados, ficaram a aguardar junto aos agentes a Polícia Marítima pela chegada das autoridades gregas.

Para o local deslocaram-se o Chefe de Equipa e mais dois elementos da Polícia Maritima. Os elementos da Guarda-Costeira grega bem como de uma Organização não governamental (ONG) chegaram ao local pelas 03h25.

Pelo que foi possível apurar, os migrantes desembarcaram ao cair da noite e caminharam aproximadamente  6 horas. Alguns queixavam-se de dores nas pernas.

Posteriormente, uma embarcação de patrulha ao verificar a zona, veio a detetar um bote que se encontrava à deriva sem ninguém, junto ao porto grego de Skala, presumindo-se ser o que transportava o grupo de migrantes.

A missão terminou pelas 04h50 com todos os migrantes assistidos e recolhidos em segurança.

A Polícia Marítima encontra-se integrada na operação POSEIDON, sob égide da agência europeia FRONTEX e em apoio à Guarda-Costeira grega, com o objetivo de controlar e vigiar as fronteiras marítimas gregas e externas da UE, no combate ao crime transfronteiriço, no âmbito das funções de guarda-costeira europeia.

NO MAR, MAIS ALÉM, POR BEM.