MEDIA CENTER

Autoridade Marítima recupera boia ondógrafo à deriva a Sul de Sines

12 AGO 2017 19:08

Após solicitação de colaboração por parte do Instituto Hidrográfico (IH), a Capitania e o Comando-local da Polícia Marítima de Sines procederam durante o dia 10 de agosto, a buscas no sentido de localizar e recuperar a boia ODAS que se encontrava à deriva ao largo de Sines.

​Tendo por base os dados do cálculo da deriva efetuado pelo IH e a informação disponibilizada pela embarcação de pesca "Estrela do Mar" que navegava na área, a referida boia foi localizada e recuperada cerca das 11h41, numa posição a Sul de Vila Nova de Milfontes. 

Após ter sido localizada, a boia foi rebocada para o Porto de Pesca de Vila Nova de Milfontes, onde se encontrava uma equipa do IH para proceder à sua recolha.

Nesta ação de localização e recuperação da boia ODAS de Sines foram empenhados cinco elementos, entre pessoal da Capitania, da Polícia Marítima e da Estação Salva-vidas de Sines, tendo sido utilizadas uma embarcação da Polícia Marítima e uma mota de água da da Estação Salva-vidas. 

A boia ODAS de Sines, pertencente à rede de boias ondógrafo do IH, colocadas ao longo da costa, disponibiliza a informação ao público, em tempo real, da agitação marítima e temperatura da água do mar, na aproximação ao Porto de Sines.​